Como um jogo de vaza Corta! é clássico ao mesmo tempo que é disruptivo no que sempre consideramos uma vaza. O primeiro jogador lança uma carta e os outros continuam com o naipe e a carta maior é a vencedora, simples. Apesar de não ter um naipe coringa ou trunfo na rodada como outros jogos de vaza.
Mas na jogada de cartas é que entra a grande diferença, após cada jogador jogar uma carta no monte ele deve somar o valor dar cartas no centro, se a soma for maior do que o número pré determinado (que varia conforme quantidade de jogadores) ele ativa o final da vaza e o jogador que jogou a ultima carta é automaticamente declarado o vencedor.
E sim por mais estranho que seja pode acontecer de uma vaza terminar "no meio" e ficarem jogares sem jogar. Algumas vezes isso pode ser bom, outras não, mas com certeza muitas vão ser causada para ferrar os seus adversários na tentativa de dominância de um naipe.
O bom que nem tudo são flores, cada carta que um jogador pega vale 1 ponto negativo, A NÃO SER, que o jogador possua a maioria daquele naipe na mesa, ai cada carta tem um valor positivo de 1 ponto,
Corta! acaba sendo mais um jogo de examinar a mesa e deixar certas vazas para o adversário para ver como tudo se comporta, pq com a chance de alguém estourar a mesa e pegar o bolo a qualquer momento cria a dificuldade de algum planejamento a muito longo prazo, então o jogador acaba usando os resultados das vazas anteriores para tentar decidir como jogar a próxima.